Talvez o amor aconteça justamente quando o impossível de um encontra o impossível do outro e se opta, conjuntamente, em continuar investindo nisso.
Ninguém é completo sozinho. Acho que só o ser humano acredita nesse discurso de autoajuda. Como seríamos completos sozinhos se desde que nascemos estamos em total dependência de um outro? Ao mesmo tempo…
Tudo aquilo que me toca também me enche de vida
Sentir é algo sério numa sociedade que busca um ideal de felicidade que beira a euforia ou tenta anestesiar e tapar tudo que seja do campo do desconforto e da tristeza. Geralmente os dois.
A errância: para além do julgamento e da culpabilização no erro
É uma grande ferida narcísica isso de "não ser senhor na sua própria casa". Essa frase foi dita por Freud ao explicar que não temos controle dos conteúdos inconscientes, estes mesmos que estão atuando o tempo todo.
O sujeito alcança a verdade que suporta atingir
Esse pensamento lacaniano é bem famosinho, popularizado, e às vezes descontextualizado. Foi retirado do início do seu ensino, lá em 1953, momento da primeira clínica lacaniana.
Abrir mão dos nossos desejos e a culpa
Por mais que possa parecer um jargão de autoajuda, "sustentar os desejos" não é fácil, na verdade é uma tarefa árdua. A dificuldade já começa em não termos a mínima ideia do que desejamos, mesmo quando achamos que sabemos.
Deu errado ou fugiu do seu ideal?
Se algo aparentemente deu errado, é porque, no mínimo, algo se frustrou na situação. Geralmente quando exploramos mais a fundo esse sentimento, em algum momento esbarramos num emaranhado de fantasias de como as coisas deveriam ter sido e não foram.
Coisas que (quase) ninguém fala sobre uma análise
Pra se construir uma clínica orientada para o real, é preciso escutar o que muitas vezes se cala. E aí comecei a pensar em alguns temas que vejo pouco pelas redes sociais que falam de psicanálise (uma impressão minha)!
Intuição é o nosso inconsciente falando
Sabe aquele pressentimento, como um antecipar de algo? Essa é a famosa intuição. É claro que somos somente meros humanos e não conseguimos prever muitas coisas (quase nada). Acontece que, mesmo assim, esse sentimento é comumente relatado pelas pessoas.
A falácia do amor romântico, suas artimanhas e angústias
Amor romântico é aquele que diz que 1 + 1 faz 1. E pode parecer não ter muita lógica mesmo. Mas o que orienta o amor romântico é a ideia de que duas pessoas fazem um.
O instante de ver, o tempo de compreender e o momento de concluir
Esse texto é sobre o tempo das coisas do inconsciente. Que não é o do relógio, aquele cronológico dos minutos, dias, anos. É outro. Por isso, lembramos e sentimos coisas do passado como se ainda estivessem muito presentes.
Procrastinar é evitar
"Cras", do latim, significa amanhã. E o que seria a procrastinação se não um contínuo "faço depois" que parece nunca chegar e/ou só chega quando há um limite pungente (geralmente do outro, ou da vida)?
Eu aguardo, mas não espero nada
Eu gosto muito dessa frase, porque ela diferencia esperar de aguardar. A psicanálise nos mostra que esses significantes não são sinônimos.
Autossabotagem neurótica e a produção do sofrimento
É incrível a capacidade do neurótico conseguir, muitas vezes, produzir situações que lhe trazem muito sofrimento.
Sobre o ressentimento (uma visão não moralizante)
O ressentimento é um afeto que repete. Se trata mesmo de um re-sentir. Sentir de novo e de novo e de novo.
O desejo busca desejar
Desejamos muito. Mas o que? Infinitas coisas, já que os objetos de desejo são extremamente voláteis. Quem disse isso não fui eu, foi Lacan no seminário 5.
Não precisa, mas se quiser vai ser ótimo
Essa frase é uma ode curta à autonomia do desejo, que vai na contramão da obrigatoriedade. Já parou pra pensar no que você demanda das suas relações e também o que demandam de você?